Bem Vindo


Aprendendo a ser um pesquisador

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conceitos de Curriculo

Conceito de currículo

O Currículo constitui um dos fatores que mais influencia na qualidade do ensino. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adaptadas. O currículo continua a ser freqüentemente identificado, com o “plano de estudo”.
Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os gentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
A reforma curricular não é mais do que a concretização, dos objetivos definidos numa nova política educativa para todo o país, tendo em vista produzir alterações significativas no sistema educativo.
As TICs no contexto educativo podem ser entendidas como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou contribuído uma reportagem. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno.
A experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, Isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Não, se compreendermos que também nós, educadores, estamos aqui aprendendo por meio da integração de tecnologias ao currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário