Bem Vindo


Aprendendo a ser um pesquisador

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memorial Reflexivo

Durante a participação do Curso Ensinando e Aprendendo com as Tics tive a oportunidade de aprender o quanto à tecnologia é importante em nosso dia – a- dia e o quanto contribui na melhoria da qualidade das nossas atividades. Foi de suma importância os conhecimentos adquiridos, pois estamos diante de uma realidade tecnológica muito avançada, portanto precisamos aperfeiçoar a cada momento de nossa vida.
Enfrentei varias dificuldades durante o curso, dentre elas posso citar a o fato de não ter acesso a internet em casa, somente na escola, os prazos para realização das atividades do curso e falta de tempo pela jornada de trabalho que temos a cumprir. Foi difícil, mas consegui superá-las com a ajuda das colegas de curso e o apoio da tutora que sempre nos acompanhou e nos ajudou com as orientações.
Com a realização deste curso irei melhorar a minha prática pedagógica, pois os conhecimentos adquiridos servirão de inovação na realização das minhas atividades, não tinha muito domínio com as tecnologias o que não significa só digitar símbolos e sim ir além à busca do conhecimento.
Apesar do acesso aos meios tecnológicos não tinha ainda o conhecimento da importância dos mesmos e o quanto me ajudaram no meu cotidiano. Não estou diretamente na sala de aula, mas mesmo assim percebo a significância desses conhecimentos no momento em que tenho que auxiliar os professores da unidade escolar que pertenço. Sugiro que este curso se estenda aos demais servidores das escolas para que os mesmos adquiram também esta consciência.
Foi muito importante a minha participação neste curso sei que não consegui obter 100% das informações, mas mesmo assim foi muito valido.

Conceitos de Curriculo

Conceito de currículo

O Currículo constitui um dos fatores que mais influencia na qualidade do ensino. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adaptadas. O currículo continua a ser freqüentemente identificado, com o “plano de estudo”.
Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os gentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
A reforma curricular não é mais do que a concretização, dos objetivos definidos numa nova política educativa para todo o país, tendo em vista produzir alterações significativas no sistema educativo.
As TICs no contexto educativo podem ser entendidas como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou contribuído uma reportagem. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno.
A experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, Isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Não, se compreendermos que também nós, educadores, estamos aqui aprendendo por meio da integração de tecnologias ao currículo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pesando sobre as possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Escola tem como dever preparar seus atores para o uso das tecnologias como ferramentas importantes na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Acredito que esse pensamento está correto devido o momento que estamos passando e nos espera no futuro não muito distante, em que a tecnologia está ocupando um espaço maior em nossas vidas de maneira acelerada a ponto de certa forma nos tornar dependente delas.
Isso pode ser observado em nossa vida secular por meio dos benéficos que as tecnologias promovem, e a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta. Enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.

terça-feira, 29 de junho de 2010

A pesquisa escolar



DVD Escola - O Futebol




Evidências

Evidência - O desenho animado na escola

Formando Pesquisadores

Após fazer um levantamento das intervenções pedagógicas mais urgentes e necessárias da escola. a equipe escolar que participa deste curso decidiu trabalhar com o tema pesquisa. Percebemos que os alunos ainda não sabiam fazer pesquisas, muitos apenas copiavam alguns parágrafos de livros, internet e etc sem fazer a leitura e reflexão necessária.
A revista escola trazia várias opções de planos e dicas de aulas, no entanto trabalhar com pesquisa foi importante para que pudéssemos trabalhar interdisciplinarmente e com várias turmas de ensino.
A aplicação desta atividade com os alunos foi muito boa, eles se empolgaram bastante participaram da aula fazendo leituras, perguntas e anotações.
No decorrer das aulas percebemos que os alunos foram se empolgando no que se refere a pesquisa. Eles se encantaram com o fato de ser pesquisadores e queriam buscar aprofundar o conhecimento a cada minuto da aula e foi assim que a aprendizagem ocorreu, com muito estimulo e incentivaão por partes das professoras que ministravam a aula e por partes deles mesmos, que agora deixaram de ser apenas receptores de conhecimentos e passaram a ser construtores permanente do mesmo.
Aprendi que nossos alunos são cpazes de ir muito mais além do que eu podia imaginar, aprendi que posso aprender muito mais trabalhando com eles, descobrindo o que eles trazem dentro de si. Com as colegas de escola/curso aprendi a construir conhecimento sempre respeitando as diferenças e individualidades de cada um.

Filme sobre futebol - DVD

Ao levar o filme sobre futebol - DVD para sala de aula, oportunizou aos educando o momento da observação, da fala e da organização das idéias diante de um conteúdo do seu dia-a-dia o que o tornou mais significativo e atraente nesse espaço de aprendizagem. A aula aconteceu normalmente nas turmas de 6º e 7º ano do Ensino fundamental.
A receptividade dos alunos foi notável com palavras de boas vindas trazendo um conteúdo que desperta um aprender em tempo de Copa do Mundo.
Percebi também durante os comentários realizados logo após assistir o filme, a compreensão dos alunos, no que se refere ao conteúdo contextualizado, explorando a bagagem de vivência adquirida no seu meio social, o que despertou interesse principalmente para os meninos em observar o ensinamento da professora, ou seja, suas explicações.
No decorrer do estudo e da aula, concluiu dizendo que o educador deve ser o interrogador, o instigador, o propositor levando os alunos a pensarem e organizar suas idéias.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O hipertexto como ferramenta fundamental no processo do aprendizado

Planejar utilizando o hipertexto foi muito prazeroso, uma vez que facilitou muito na execução do trabalho. A aula abrangeu diversos recursos como o data show, note book, caixa de som, microfone e internet móvel.
Para aplicar esta atividade tivemos que trabalhar num grupo composto por quatro professoras – formada em diferentes áreas – isso ocorreu devido ao fato de apenas uma está atuando diretamente em sala. Assim aproveitamos essa oportunidade de trabalhar com hipertexto e realizamos um dos projetos da escola – que é trabalhar o meio ambiente.
A receptividade dos alunos foi maravilhosa e devido os diversos recursos presentes em sala de aula, a participação dos mesmos foi esplendida. Os alunos liam diversos textos, comentavam e escreviam também seus comentários.
Foi muito bom trabalhar utilizando o hipertexto com seus links. Segundo o site http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html o”aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.”
E como diz a afirmação foi isso que realmente aconteceu, o conteúdo foi sendo desenvolvido conforme os interesses dos alunos.As dificuldade encontrada foi a falta de um labim, superamos essa dificuldade formando grupos e criando os e-mails dos alunos através dos computadores dos professores.
Aprendi com essa atividade que o hipertexto pode ser uma ferramenta que contribui para o aprendizado dos nossos alunos e o nosso também.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Links dos meus contatos


http://oneideepf.blogspot.com

http://euneteasser.blogspot.com

http://espacocrefm.blogspot.com

mailto:dddguimarães246@gmail.com

http://wwwestermelo.blogspot.com

http://evinag2.blogsport.com

http://cpdalvinapoliveira.blogsport.com

http://eldacesar.blogspot.com

http://ramazile1.blogspot.com

http://elzigg.blogspot.com

http://ivanaornelas.blogspot.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Meus contatos

http://oneideepf.blogspot.com/
http://euneteasser.blogspot.com/
http://espacocrefm.blogspot.com/
mailto:dddguimarães246@gmail.com
http://wwwestermelo.blogspot.com/
http://evinag2.blogsport.com/
http://cpdalvinapoliveira.blogsport.com/
http://eldacesar.blogspot.com
http://ramazile1.blogspot.com/
http://elzigg.blogspot.com/
http://ivanaornelas.blogspot.com/

Trabalhando com Hipertexto

Baseado nas leituras e navegação realizada com o material sobre hipertexto, compreende-se que o mesmo é uma forma não linear de apresentar a informação textual, ou seja, uma espécie de texto em paralelo que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Esse tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código, que depende exclusivamente do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem em grupos de unidades que podem circular por todo o mundo. É o caso da internet, que utiliza a linguagem facilitando o aprendizado, interligando os fatos com a realidade do aluno.
Ao trabalhar com essa ferramenta obtive a sensação de descoberta e busca de inovações colaborando com a melhoria das praticas diárias educacionais e assim proporcionando a igualdade intelectual entre os mesmos.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em forma de bloco de textos, palavras, imagens, sons e gráficos. Essa ferramenta na educação pode ser trabalhada de forma interdisciplinar proporcionando ao aluno a pesquisa e a produção textual. O nosso aluno ao trabalhar essa ferramenta pode descobrir informações, ele mesmo formando o seu processo de busca e construção do conhecimento. Ao trabalhar com links percebi que os mesmos são como um dicionário, que facilita a compreensão do texto.
Segundo o site wikipédia etimologicamente a palavra hipertexto significa: “prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re) construção coletiva.”

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sites educativos

www.senado.gov.br/Agencia/verNoticia.aspx?...100692...
www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=13702
www.safernet.org.br/.../só-educaç-diálogo-podem-dar-seguranç
www.brazil-brasil.com/content/view/39/105
www.jornaldedebates.com.br/...educacao.../so-educacao-nao-basta
www.rondoniagora.com/.../para-oab,-so-educacao-pode-garantir-dominio-brasileiro-sobre-a-
www.sohistoria.com.br
www.ensinoonline.com.br/course/view.php?id=10
www.soportugues.com.br
www.sotecnologia.eti.br
www.issotecnologia.com.br
www.sogeografia.com.br
www.alunosonline.com.br
www.alunosonline.com.br/
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/estrcy1.html
www.revistaogrito.com/page/.../sociedade-e-cyberespaco
www.cibersociedad.net
jornalistalucianosoares.blogspot.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?


A Educação e a Tecnologia
Baseado na leitura do texto de José Armando Valente, podemos dizer que a aprendizagem é um processo de desenvolvimento ao longo da vida, iniciando na infância e chegando até a terceira idade, seguindo a evolução dos tempos em uma linha que vai desde o estudo por necessidade ao por prazer.
Diante disto é importante compreender que cada individuo tem o seu tempo de aprendizagem, o que nos leva a entender que durante toda a vida passamos por um processo de aprendizagem, principalmente nós como educadores, que temos o papel de enfrentar os desafios dos avanços tecnológicos para facilitar o desenvolvimento das nossas atividades educacionais, tornando-as mais prazerosas e significativas.
Como professor e aprendiz, procuro despertar nos meus alunos a criatividade e estimular a aprendizagem com competência de verificar as habilidades, testar a compreensão dos conteúdos e ajudar os estudantes a reconhecer e superar suas dificuldades. Com isso busco desenvolver e aprimorar os meus conhecimentos através de uma atualização continua de formação, pelos avanços tecnológicos e as aprendizagens desafiadoras ao longo dos anos. Diante desta realidade, podemos seguir o exemplo da terceira idade que tem levado as instituições a repensarem os seus métodos e abordagens pedagógicas tornando a educação mais efetiva.
Pressupõe - se que aprender e ensinar devem se desenvolver constantemente é imprescindível fazer um diagnóstico inicial a fim de investigar o que os alunos sabem para planejar o que todos devem aprender e assim, concretizar o desenvolvimento de uma pratica interativa que busca interagir as explicações do mundo trazidas desde a infância. A ideia é ver problemas semelhantes que possam direcionar o planejamento das atividades para aprendizagem significativas.
Acreditamos que as mudanças educacionais produzem ensinamentos novos, ao realizar uma aprendizagem gradativa com o mundo e com o social pela renovação de conteúdos apropriados para a vida.